PUBLICIDADE

Ásia

Bangladesh: ao menos 124 morrem após incêndio em fábrica

25 nov 2012 - 02h07
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

Pelo menos 124 pessoas morreram após um incêndio atingir nesse sábado uma fábrica têxtil nos arredores de Daca, capital de Bangladesh. O fogo se estendeu com rapidez pelos oito andares do edifício operado pela empresa Tazreen Fashions. Neste domingo, o diretor de operações dos bombeiros, major Mohammad Mahbub, afirmou que 100 corpos já foram recuperados.

Mahbub acrescentou que outras 12 pessoas que haviam ficado feridas após pular do prédio para escapar do incêndio morreram em hospitais da região. O número de mortos ainda pode aumentar, uma vez que ainda estão sendo realizadas buscas por novas vítimas.

O oficial disse que soldados e guardas de fronteira foram convocados para ajudar a polícia a manter a situação sob controle no local, uma vez que muitos parentes de funcionários estão na fábrica em busca de informações. O major não informou o número de pessoas desaparecidas. Outros cem trabalhadores ficaram feridos, segundo declarou ao jornal The Daily Star o oficial de polícia SM Badrul Alam, da delegacia de Ashulia.

O incêndio começou no térreo do edifício, localizado na Zona de Processamento de Exportações dos arredores de Daca, e dali se espalhou rapidamente até o quarto andar, enquanto alguns trabalhadores da fábrica corriam para se refugiar na cobertura do prédio, de onde foram resgatados aproximadamente 50 deles.

Segundo o diretor-geral da brigada anti-incêndios, Abu Naeem Mohammad Shahidula, o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito, embora sua equipe esteja dependendo do que possa determinar a investigação, já aberta.

O problema no controle do fogo é que os acessos ao edifício eram péssimos e os veículos de bombeiros não conseguiam chegar", disse à Efe o ex-vice-diretor da brigada anti-incêndio, Selim Newaj Bhuiyal. Três caminhões dos bombeiros foram enviados para a fábrica pouco depois do início do fogo, que começaram a lutar contra as chamas com ajuda dos moradores vizinhos, e outros 12 veículos chegaram mais tarde, de acordo com a imprensa local. "Algumas pessoas morreram por asfixia e outras, diretamente, vítimas das chamas", acrescentou Bhuiyal.

"Eram 19h e estava pronto para começar meu turno quando escutei o alarme anti-incêndios. Vi chamas e fumaça saindo do térreo", relatou a vários veículos Moinul, um dos empregados da Tazreen Fashion. Na fábrica havia uma saída de emergência, mas os sobreviventes denunciaram que não a utilizaram porque ninguém havia informado sobre sua localização e sobre como usá-la.

Bangladesh possui cerca de 4 mil fábricas de roupas, muitas das quais não possuem medidas de segurança adequadas. O país tem uma receita de aproximadamente US$ 20 bilhões por exportações de peças de vestuário, cujos destinos principais são Europa e Estados Unidos.

Incêndios são comuns em Bangladesh devido ao estado ruim da rede elétrica, e os curto-circuitos são comuns em fábricas de produção e exportação têxtil, uma das principais tarefas econômicas da indústria do país. A tragédia foi um dos piores incêndios da história do país, embora não seja o único com mais de 100 mortos: há dois anos, ao menos 117 pessoas morreram em outro incêndio de enormes proporções causado pela explosão de um transformador no centro histórico de Daca.

Com informações das agências AP e EFE

Incêndio em fábrica deixou mais de 100 mortos
Incêndio em fábrica deixou mais de 100 mortos
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade