PUBLICIDADE

Ásia

Bangcoc: camisas vermelhas levam 10 mil às ruas e lembram protestos

19 mai 2013 - 09h49
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 10 mil seguidores da frente chamada de "camisas vermelhas" se manifestaram neste domingo em Bangcoc para lembrar o terceiro aniversário dos protestos que duraram meses na capital tailandesa e só foram encerrados com uma violenta ação militar.

A polícia local informou que a manifestação aconteceu ao longo do dia na principal área comercial da cidade sem registro de incidentes violentos e sob o monitoramento de 750 membros da brigada antidistúrbios.

Algumas das principais ruas tiveram tráfego bloqueado aos motoristas, enquanto os manifestantes permaneciam concentrados para prestar homenagem a correligionários que foram mortos a tiros pelas forças de segurança durante os distúrbios de 2010. Durante mais de dois meses de protestos populares, 92 pessoas morreram e cerca de 1.900 ficaram feridas.

Os chamados camisas vermelhas são partidários do retorno do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto em um golpe de Estado em 2006 pelos militares.

Thaksin vive no exílio e é foragido da justiça tailandesa, que o acusa de corrupção, abuso de poder e de conspirar contra a monarquia.

Os camisas vermelhas pedem ao governo, liderado por Yingluck Shinawatra, irmã mais nova de Thaksin, que se persiga os responsáveis pela morte de manifestantes durante os protestos de 2010.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade