PUBLICIDADE

Ásia

Ban Ki-moon condena ataque norte-coreano e pede moderação

23 nov 2010 - 13h45
(atualizado às 14h29)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira moderação às duas Coreias depois de condenar o ataque da artilharia norte-coreana contra uma ilha sul-coreana, segundo seu porta-voz.

Coreia do Norte abre fogo contra Coreia do Sul:

Nenhum país requisitou ainda uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a questão, informaram os diplomatas. Uma fonte francesa havia indicado mais cedo que uma reunião do Conselho de Segurança estava sendo organizada.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas, além de provocar uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Segundo o canal YTN, quase 50 obuses caíram na ilha de Yeonpyeong, que tem mil habitantes, localizada no Mar Amarelo, em uma área disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado.

Dois soldados sul-coreanos morreram no ataque. Ao anunciar o balanço, o general Lee Hong-Ki informou ainda que cinco militares estão gravemente feridos e outros 10 sofreram ferimentos leves. Além disso, três civis foram feridos.

Os disparos foram executados dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade