PUBLICIDADE

Ásia

Ban Ki-moon chega ao Paquistão para falar de segurança e educação

13 ago 2013 - 01h49
(atualizado às 02h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou na madrugada desta terça-feira ao Paquistão para realizar uma visita de dois dias, a qual será centrada em temas como a educação e a prevenção dos efeitos das inundações, confirmou à Agência Efe uma porta-voz da ONU, Ishrat Rizvi.

A visita do secretário-geral ocorre em um momento de tensão entre o país e a vizinha Índia, um fato que ficou evidenciado após uma série de confrontos armados entre os exércitos de ambos os lados na disputada região da Caxemira.

Ontem, antes de partir em direção à capital paquistanesa, Ban afirmou que "a perda de vidas no conflito" lhe entristece, mas que se encontra "motivado" pela "recente atitude de ambas as partes manter um diálogo", segundo a agência estatal APP.

Outro assunto que seguramente deverá ser colocado ao secretário-geral da ONU serão os ataques com aviões não-tripulados ("drones") dos EUA em conflituosas áreas tribais, a maioria próxima à fronteira com o Afeganistão.

O novo Governo paquistanês do primeiro-ministro, Nawaz Sharif, foi muito crítico desde sua ascensão ao poder deste programa encoberto, que, apesar de estar orientado para eliminar comandantes terroristas, também causa um número indeterminado de vítimas civis.

"A ONU urge que todos os drones estejam estritamente regulados e controlados pelas leis internacionais, incluindo as humanitárias", defendeu Ban, citado pela "APP".

Ban prosseguirá em Islamabad as celebrações a favor da educação universal que começaram no último mês por causa do dia internacional de Malala, a adolescente paquistanesa que sobreviveu a um ataque talibã após ter reivindicado a educação feminina em seu país.

De acordo com as autoridades locais, nesta tarde, Ban se encontrará com um grupo de estudantes vindos de todo o país asiático para analisar a situação da educação e os desafios que o Paquistão enfrenta neste âmbito.

Além disso, Ban também se encontrará com o diretor da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres para conhecer as medidas adotadas no Paquistão para reduzir os efeitos das inundações, que, somente neste ano, já causaram a morte de quase 100 pessoas.

Para completar, o secretário-geral da ONU se reunirá com algumas das principais autoridades locais, como Sharif e o presidente, Asif Alí Zardari, e participará das celebrações do Dia da Independência, que serão realizadas amanhã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade