PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban condena atentado que deixou 20 mortos e 200 feridos em Beirute

15 ago 2013 - 18h10
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou nesta quinta-feira o atentado com carro-bomba a um dos redutos do movimento xiita Hezbollah, que deixou pelo menos 20 mortos e 200 feridos em Beirute. O atentado foi realizado em Rouweiss, no sul de Beirute, considerado uma das fortificações do Hezbollah. O ataque foi reivindicado por um grupo desconhecido.

"Este tipo de ato de violência é completamente inaceitável e só reforça a determinação da comunidade internacional de continuar a apoiar a segurança e a estabilidade do Líbano", disse o escritório do porta-voz da ONU em comunicado. Após pedir que os libaneses apoiassem as instituições e se mantivessem "unidos" nestes momentos "tensos", Ban afirmou que os responsáveis devem ser julgados "o mais rápido possível" e enviou suas condolências aos parentes das vítimas.

Todos os dirigentes libaneses condenaram a ação, inclusive o presidente, Michel Suleiman, que em comunicado classificou o ato como "covarde, já que envia uma mensagem com o sangue de inocentes". Na opinião de Suleiman, "o ataque, que afeta todo o Líbano, tem as marcas de Israel, que quer abalar a estabilidade e a resistência do povo libanês, especialmente no sétimo aniversário do fim da guerra de 2006".

O Líbano acusa oficiais israelenses de violar a "linha azul", traçada pela ONU após a retirada de Israel em 2000. O país ocupava uma parte do sul do território libanês há 22 anos, e apresentou uma queixa ao Conselho de Segurança da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade