PUBLICIDADE

Ásia

Autoridades confirmam 2 mortes e 23 desaparecidos em naufrágio na Malásia

28 mai 2013 - 23h46
(atualizado às 23h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 23 permanecem desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação em um rio da ilha de Bornéu ocorrido ontem, informaram nesta quarta-feira (horário local) as autoridades da Malásia citadas pela imprensa local.

De acordo com a fonte, a embarcação, que tinha capacidade para 67 passageiros, trazia cerca de 200 e acabou naufrangando no rio Rajang, próximo a cidade de Belaga, na província de Sarawak.

"Os passageiros eram nativos de Kapit e Subi e que trabalhavam nas plantações de madeira e azeite de palma", afirmou o chefe de uma aldeia local, Penghulu Saging Bit.

"Quando chegou a Belaga, a embarcação estava tão cheia que não pôde mais receber passageiros, sendo que o naufrágio ocorreu aproximadamente 30 minutos depois", apontou Saging Bit.

Após o incidente, pelo menos 181 pessoas foram resgatadas, enquanto o naufrágio, além do excesso de passageiro, pode estar ligado a uma suposta colisão contra rochas encontradas ao longo do rio, o mais longo da Malásia com 563 quilômetros.

A maioria dos passageiros retornava às aldeias para celebrar o festival da colheita, conhecido como Gawai, o mais importante do ano para os habitantes da tribo Dayak. O esperado evento está previsto para ser realizado neste fim de semana.

As províncias malaias de Sarawak e Sabah ocupam a parte norte de Bornéu, a terceira ilha maior do mundo, enquanto os outros 73% restantes do território pertence à Indonésia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade