PUBLICIDADE

Ásia

Austrália é avisada oficialmente sobre execuções iminentes na Indonésia

27 abr 2015 - 21h20
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, afirmou ter recebido uma carta do chanceler indonésio na noite desta segunda-feira avisando sobre a execução iminente de dois traficantes de drogas australianos sem oferecer nenhuma esperança de indulto.

Os dois australianos estão entre nove prisioneiros, a maioria deles estrangeiros, incluindo um brasileiro, que devem ser executados na Indonésia nesta semana, apesar dos apelos de última hora de clemência e uma apelação pendente no Tribunal Constitucional.

"Eles não deram nenhuma indicação de que o presidente (indonésio, Joko) Widodo mudaria de ideia e concederia a clemência que temos tentado", disse Bishop à Nine Network na terça-feira (horário local).

Bishop disse que não foi dada uma data ou hora para as execuções de Myuran Sukumaran e Andrew Chan.

A mídia australiana informou que os australianos, que estão detidos na ilha-prisão de Nusakambangan, no centro de Java, receberam um aviso para dar seu último adeus às 14h de terça-feira (4h em Brasília) antes de as execuções serem realizadas logo após a meia-noite.

Quatro nigerianos, um indonésio, um brasileiro e um filipino também foram informados de que em breve enfrentarão o pelotão de fuzilamento.

O governo australiano pediu à Indonésia para adiar as execuções até que as alegações de que o julgamento dos dois teria sido marcado por corrupção sejam investigadas. Uma apelação no Tribunal Constitucional também deve ser julgada até 12 de maio.

"Ambos os processos legais podem ter impacto sobre o resultado", disse Bishop. "Eles refletem a integridade do processo de condenação e o processo de clemência, e, por isso, instamos o governo indonésio a permitir que esses processos legais avancem porque, naturalmente, as execuções são irrevogáveis."

A Indonésia tem punições severas para crimes de drogas e retomou as execuções em 2013 depois de um hiato de cinco anos, uma postura dura que tem azedado as relações diplomáticas com vários países.

Chan e Sukumaran foram detidos no principal aeroporto da ilha turística de Bali em 2005 por tentar contrabandear 8 quilos de heroína para a Austrália.

O brasileiro Rodrigo Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi oficialmente notificado no sábado de sua execução, informou a assessoria de imprensa do Itamaraty.

Segundo o Itamaraty, pelas leis da Indonésia, após a notificação há um prazo mínimo de 72 horas para a execução. No entanto, não há confirmação sobre a data precisa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade