PUBLICIDADE

Ásia

Aumenta para 763 número de mortos por causa de terremoto

13 mar 2011 - 00h46
(atualizado às 01h25)
Compartilhar

O número oficial de mortos após o devastador terremoto da sexta-feira no litoral nordeste do Japão já chega a 763 e os desaparecidos são 639, segundo o último cálculo divulgado neste domingo pela polícia japonesa.

No entanto, esse número aumenta com a passagem das horas, pois as autoridades locais de várias províncias alertaram que há milhares de pessoas não localizadas em vários povoados arrasados pelo tsunami após o terremoto.

Um total de 1.167 pessoas estão desaparecidas na província de Fukushima (nordeste do Japão), uma das mais devastadas junto a Miyagi e Iwate, segundo a agência local Kyodo. Além disso, as autoridades de Miyagi alertaram que 9.500 habitantes do povoado de Minamisanriku estão sumidos, mais da metade de seu censo e que foi arrasado pela força do mar.

O governo japonês qualificou de desastre "sem precedentes" o terremoto da sexta-feira, que foi seguido de um tsunami com ondas de até dez metros que agravou ainda mais a catástrofe. O número de evacuados chega a 300 mil nas cinco províncias japonesas mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami.

Os bombeiros avaliam em 3.400 os prédios destruídos, enquanto o governo anunciou que mobilizará 100 mil militares para as operações de resgate no litoral nordeste do país.

info infográfico mapa epicentro japão
info infográfico mapa epicentro japão
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade