PUBLICIDADE

Ásia

Aumenta para 67 o número de mortos na Índia pelo terremoto

27 abr 2015 - 09h38
(atualizado às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O terremoto registrado no Nepal causou 67 mortes na Índia, onde o governo pediu a vários estados fronteiriços que preparem acampamentos de ajuda para receber desabrigados pelo tremor, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

Os estados mais afetados foram Bihar, com 52 mortos, e Uttar Pradesh, com 12, ambos fronteiriços com o Nepal, enquanto em Bengala (leste) morreram outras duas pessoas e uma no Rajastão (noroeste), disse o ministro indiano do Interior, Rajnath Singh, durante um discurso no parlamento da Índia.

Os últimos números de feridos são de pelo menos 269 na Índia, onde o terremoto foi sentido do sábado, especialmente no norte do país, inclusive Nova Délhi.

O ministro afirmou no parlamento, em um discurso transmitido por televisões locais, que os governos regionais de Bihar e Uttar Pradesh foram alertados para que estabeleçam acampamentos em zonas fronteiriças para atender desabrigados que cheguem por estrada desde o Nepal.

Singh assegurou que ambos estados reagiram com rapidez e está previsto o envio de ônibus para evacuar os desabrigados pelo tremor.

A Índia evacuou pelo menos 1.935 de seus cidadãos desde no sábado, em uma operação que continua com o envio de um grande número de soldados militares e equipes de resgate ao Nepal, tanto para ajudar seus cidadãos como para socorrer a população local.

No entanto, um dos aviões militares enviados nesta manhã com ajuda teve que retornar a Nova Délhi devido à "congestão" do aeroporto de Katmandu, segundo informou o porta-voz do Ministério da Defesa indiano, Sitanshu Kar, em sua conta oficial no Twitter.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, elogiou através desta rede social a ajuda do povo indiano para o Nepal e o esforço das equipes militares e civis enviados ao país vizinho.

Modi destacou igualmente "a resistência de nossos irmãos e irmãs no Nepal e partes de Índia, por sua coragem ao encarar o desastre".

O terremoto de 7,8 graus na escala de Ritcher fez tremer o vale central do Nepal e deixou, até o momento, pelo menos 3.218 mortos, 6.535 feridos e milhares de desaparecidos no país.

O terremoto é o tremor de maior intensidade em quase 80 anos no país e o pior que vivido na região em uma década, desde que em 2005 um movimento telúrico causou uma tragédia de grandes dimensões na Caxemira, com um balanço de mais de 84 mil mortos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade