PUBLICIDADE

Ásia

Aumenta para 418 número de mortos por tufão nas Filipinas

7 dez 2012 - 01h38
(atualizado às 10h08)
Compartilhar

As autoridades das Filipinas aumentaram nesta sexta-feira para 418 o número de mortos provocado pelo tufão Bopha, enquanto as equipes de resgate trabalham para auxiliar milhares de pessoas, desabrigadas desde terça-feira.

Equipes de resgate removem corpo de vítima fatal em New Bataan
Equipes de resgate removem corpo de vítima fatal em New Bataan
Foto: AP

Outras 383 pessoas se encontram desaparecidas no centro e sul do arquipélago, as zonas do país mais atingidas pelo tufão, que chegou no país na segunda-feira, informou o Conselho Nacional de Desastres.

O "Bopha" perdeu força nas últimas horas e se transformou em uma tempestade tropical, que deve deixar as Filipinas no sábado em direção ao Mar da China Meridional e à ilha de Bornéu.

Dos mais de cinco milhões de desabrigados, apenas 64 mil se encontram hospedados em cerca de 500 centros de assistência, principalmente em Mindanao e Visayas. O número de imóveis atingidos chega a 15.850, sendo que 10 mil foram totalmente destruídos.

Em comunicado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou suas condolências pelas vítimas do tufão e ofereceu assistência para auxiliar os desabrigados.

"As Nações Unidas estão prontas para fornecer assistência humanitária e mobilizar ajuda internacional para responder à crise", disse Ban por meio de uma nota.

A Cruz Vermelha das Filipinas fez, por sua vez, uma chamada para conseguir fundos para ajudar os afetados. O governo avaliou os danos sofridos em mais de US$ 97 milhões.

O desmatamento, a proliferação das minas ilegais, a falta de infraestrutura e a favelização aumentam os efeitos devastadores dos tufões e das inundações que afetam durante a época das monções as Filipinas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade