PUBLICIDADE

Ásia

Atletas norte-coreanos se dizem "dopados" de amor a Kim Jong

Líder comunista seria inspiração aos halterofilistas do país

23 set 2014 - 09h20
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Halterofilistas dizem que fonte de inspira&ccedil;&atilde;o &eacute; amor ao l&iacute;der do regime comunista norte-coreano; na imagem, o campe&atilde;o&nbsp;<span style="font-size: 15.1999998092651px;">Om Yun-Chol</span></p>
Halterofilistas dizem que fonte de inspiração é amor ao líder do regime comunista norte-coreano; na imagem, o campeão Om Yun-Chol
Foto: ROSLAN RAHMAN / AFP

Os halterofilistas norte-coreanos que bateram recordes mundiais nos Jogos Asiáticos de Incheon (Coreia do Sul) afirmaram nesta terça-feira ter sua fonte de inspiração no amor ao líder do regime comunista, Kim Jong-Un.

"Armado de um espírito e de uma ideologia fortes, fruto do ensino de nosso camarada Kim Jong-Un, você pode quebrar uma rocha com um ovo e bater um recorde mundial. Este é o meu segredo", declarou Om Yun-Chol, de 23 anos.

Atual campeão olímpico, ele bateu no sábado o recorde mundial de dois tempos na categoria até 56 quilos, levantando 170 quilos, um a mais que seu recorde anterior.

"Demonstrei que a ideologia era um fator crucial", disse.

Seu compatriota Kim Un-Guk, por sua vez, bateu três recordes mundiais para conquistar a medalha de ouro da categoria até 62 quilos.

"Treinei duramente (...) mas só pude realizar esta grande atuação graças ao amor e ao cuidado de nosso respeitado camarada Kim Jong-Un", disse.

Kim Jong-Un sucedeu seu pai, Kim Jong-Il, após o falecimento deste em dezembro de 2011, convertendo-se, deste modo, no terceiro líder autocrata do país comunista fundado por seu avô, Kim Il-Sung.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade