PUBLICIDADE

Ásia

Ativistas de Hong Kong reagem após noite de confrontos

Embates entre policiais e manifestantes terminaram com pelo menos 33 pessoas presas

18 out 2014 - 10h59
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policiais retiram as barreiras montadas pelos manifestantes na área ocupada no bairro de Mong Kok, na madrugada de 18 de outubro</p>
Policiais retiram as barreiras montadas pelos manifestantes na área ocupada no bairro de Mong Kok, na madrugada de 18 de outubro
Foto: Kin Cheung / AP

Os ativistas pró-democracia em Hong Kong recuperaram da polícia uma área estratégica onde ocorreram protestos neste sábado, enquanto o chefe de polícia da cidade advertiu que as manifestações vão prejudicar a ordem pública e pôr em perigo a cidadania.

Dezenas de pessoas ficaram feridas nos confrontos à noite, incluindo dezoito policiais, enquanto milhares de manifestantes resistiram aos agentes no distrito densamente povoado de Mong Kok.

Pelo menos trinta e três pessoas foram presas, de acordo com a emissora pública RTHK de Hong Kong.

Após confrontos, Hong Kong tem manifestação pacífica :

Usando cassetetes e spray de pimenta, a polícia combateu pesadamente os ativistas, mas foram vencidos 24 horas depois de reabrirem a área para o tráfego.

O comissário de polícia de Hong Kong, Andy Tsang, quebrou três semanas de silêncio, declarando que suas forças estavam "extremamente tolerantes", mas não conseguiram impedir que os manifestantes se voltassem para ações "radicais ou violentas".

"Estes atos ilegais estão atacando o Estado de Direito, atacando o que Hong Kong sempre confiou para o sucesso", acrescentou.

A partir de 28 de setembro, os atos estudantis alteraram a rotina de Hong Kong, em sua mais grave crise política desde que voltou às mãos da China, em 1997.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade