PUBLICIDADE

Ásia

Atentado no sul da Tailândia deixa 4 mortos e 6 feridos

13 fev 2014 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras seis ficaram feridas quando um grupo de insurgentes muçulmanos abriu fogo contra um monge, que realizava as orações matutinas, e vários fiéis no sul da Tailândia, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

O religioso, que morreu no atentado junto com outros três civis, estava recolhendo oferendas no distrito de Mae Lan, na província de Pattani, quando um grupo de insurgentes atirou contra os presentes, segundo o site do jornal Bangcoc Post.

Cinco civis e um policial, que fazia a escolta do monge, foram internados no hospital provincial, alguns deles em estado grave. As autoridades iniciaram uma missão de busca para capturar os responsáveis pelo ataque, que fugiram montados em duas motocicletas. A polícia afirmou que os autores do atentado fazem parte da insurgência muçulmana que opera na região.

Cerca de 6 mil pessoas morreram por conta da violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que a insurgência muçulmana aumentou suas atividades em janeiro de 2004.

Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase todos os dias nessa região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar da presença de 40 mil integrantes das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade