PUBLICIDADE

Ásia

Ataques aéreos da coalizão árabe deixam mais de 40 civis mortos no Iêmen

15 set 2015 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 44 civis, entre eles mulheres e crianças, morreram nesta terça-feira e 39 ficaram feridos em ataques aéreos da coalizão árabe liderada por Riad em várias regiões do norte do Iêmen, conforme informou a agência de notícias iemenita "Saba".

O mais mortífero desses bombardeios causou a morte de 18 pessoas, incluindo cinco menores e quatro mulheres, e outras 14 sofreram ferimentos nas regiões de Duran Anes e Jashran, localizadas na província de Zemar, cerca de 100 quilômetros ao sul da capital iemenita.

As vítimas estavam em suas residências, que ficaram destruídas, conforme explicou a agência, controlada pelo movimento rebelde xiita dos houthis. Além disso, um dos ataques atingiu trabalhadores de ambulâncias durante o resgate de feridos e corpos em Duran Anes.

Na província de Al Mehuit, no oeste do Iêmen, 13 civis, entre eles crianças e mulheres, perderam a vida e outros 18 ficaram feridos em bombardeios a seis pontes na estrada que liga essa província a Sana e ao porto de Al Hodeida, no litoral iemenita do Mar Vermelho.

O secretário-geral do conselho local de Al Mehuit, Ali Ahmed al Zikem, disse à "Saba" que as vítimas viajavam em veículos quando foram atacadas pelos aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita.

"Al Mehuit sofreu uma grande tragédia humanitária com este bárbaro ataque hoje", ressaltou Al Zikem em entrevista concedida à agência.

Na província de Saada, o principal reduto dos houthis e localizada na fronteira com a Arábia Saudita, os bombardeios causaram 13 mortes, entre eles 11 crianças, e feriram sete civis. Segundo a agência, os ataques impactaram três reisidências no distrito de Baqem, de Saada.

O Iêmen é palco de um conflito entre os rebeldes houthis e seus aliados e as forças fiéis ao presidente Hadi, que conta com o apoio de uma aliança militar liderada pela Arábia Saudita.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade