PUBLICIDADE

Ásia

Ataque talibã mata 8 afegãos que trabalhavam para Otan

18 jul 2013 - 05h22
(atualizado às 05h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos oito civis afegãos que trabalhavam para Otan foram encontrados mortos nesta quinta-feira na província central de Logar, onde as forças de segurança mataram cerca de 100 insurgentes em ofensivas realizadas neste mês, informaram fontes oficiais.

As autoridades encontraram os corpos dos civis às 5h locais no distrito de Khwahay, a cerca de 200 metros da estrada principal, explicou à Agencia Efe o responsável pelo departamento de segurança provincial, Khan Sediq Abdul Rahimzai.

Segundo as primeiras investigações, as vítimas estavam à caminho de seus postos de trabalho em uma base militar próxima da região em que foram encontrados. Neste exato momento, insurgentes talibãs, aparentemente em uma emboscada, começaram a efetuar disparos contra o grupo.

Depois de quase 12 anos da invasão americana que originou a queda do regime fundamentalista talibã no país, o conflito no Afeganistão vive um de seus momentos mais sangrentos entre os cidadãos.

Atualmente, a violência afeta em menor grau às forças da Otan, que estão realizando a última fase de retirada do país asiático, cujo final previsto é até 2014.

O número de soldados estrangeiros mortos no primeiro semestre de 2013 - 95 - foi o menor nesse período desde 2006, segundo dados fornecidos pelo portal "iCasualties.org".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade