PUBLICIDADE

Ásia

Ataque talibã mata 3 soldados e 20 insurgentes no Paquistão

31 mai 2013 - 11h34
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos três soldados e 20 insurgentes morreram nesta sexta-feira em um ataque do movimento talibã paquistanês contra um posto de controle na zona tribal de Orakzai, no noroeste do Paquistão, informaram fontes militares ao jornal local Dawn.

As fontes, que não foram identificadas, afirmaram que no ataque, no qual participaram uma centena de insurgentes, diversos soldados e rebeldes do Tehrik-i-Talibã Paquistão (TTP) ficaram feridos.

Segundo as forças de segurança paquistanesas, a operação foi a resposta dos talibãs do TTP à morte na quarta-feira de seu número dois, Waliur Rehman, em um bombardeio de um avião não-tripulado americano no oeste do país asiático.

O porta-voz do TTP, Ehsanula Ehsan, assegurou ontem ao Dawn que a morte de Rehman colocava um fim a qualquer tentativa de diálogo com o governo paquistanês e que sua perda seria respondida com "toda a força".

"Por um lado, o governo do Paquistão defende conversas de paz e por outro conspira com os Estados Unidos e assassina os líderes talibãs", disse na ocasião o porta-voz do TTP.

Há mais de dois anos o Exército paquistanês combate fundamentalistas armados pelo controle do triângulo formado pelas demarcações tribais de Orakzai, Khyber e Kurram, que dão entrada ao vizinho Afeganistão e às fortificações insurgentes situadas mais ao sul.

Um ponto-chave da zona é o estratégico vale de Tirah, entre Khyber e Kurram, que desde o início deste ano é cenário de enfrentamentos entre milícias locais e as forças de segurança.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade