PUBLICIDADE

Ásia

Ataque talibã contra prisão permite fuga em massa no Paquistão

30 jul 2013 - 08h28
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Combatentes do Talibã disfarçados de policiais e armados com bombas e granadas resgataram 250 prisioneiros de uma prisão no Paquistão, em um ataque durante a noite que reflete as incertezas sobre a capacidade do novo governo em conter uma escalada na insurgência.

O ataque à prisão fortemente vigiada na cidade de Dera Ismail Khan ocorreu apesar de relatos de que as autoridades regionais receberam informações de inteligência há duas semanas sugerindo um ataque iminente.

A operação cuidadosamente planejada reforça a capacidade do ramo paquistanês do Talibã, um desmembramento dos insurgentes islâmicos com o mesmo nome no vizinho Afeganistão.

Apesar de promissoras negociações de paz com os insurgentes durante uma campanha eleitoral no início deste ano, o primeiro-ministro Nawaz Sharif parece estar aceitando que o uso da força militar pode ser inevitável após uma série de fortes ataques.

O Talibã paquistanês disse que tinha enviado um pelotão de 100 combatentes e sete homens -bomba em uma missão para libertar alguns de seus líderes, e afirmou ter libertado 250 prisioneiros - um número mais ou menos corroborado por autoridades paquistanesas locais.

A luta se estendeu até as primeiras horas desta terça-feira, com explosões e rajadas de metralhadoras varrendo a cidade na província de Khyber Pakhtunkhwa, na borda das regiões tribais sem lei do Paquistão que fazem fronteira com o Afeganistão.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas, disseram as autoridades, incluindo cinco policiais e quatro prisioneiros da minoria xiita, cujas gargantas foram cortadas por homens armados, disseram autoridades. O Talibã são, majoritariamente, muçulmanos sunitas.

Mushtaq Jadoon, comissário civil da cidade, disse que 253 prisioneiros escaparam, incluindo 30 líderes militantes e seis pessoas no corredor da morte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade