PUBLICIDADE

Ásia

Ataque rebelde mata pelo menos 14 no sudoeste do Paquistão

6 ago 2013 - 06h31
(atualizado às 06h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Rebeldes separatistas da província paquistanesa do Baluquistão, sudoeste do país, mataram pelo menos 14 pessoas depois de interceptar seus veículos em um falso posto de controle, anunciaram as autoridades locais.

O ataque aconteceu no distrito de Bolan, 70 km ao sudeste de Quetta, a capital da província que é cenário de uma insurreição.

"Os infiéis bloquearam a estrada em dois pontos. Primeiro sequestraram cinco guardas de fronteira de seu veículo patrulha e roubaram seus walkie-talkies e armas", disse à AFP Akbar Husain Durrani, o equivalente ao ministro do Interior da província.

Pouco depois, os rebeldes interceptaram dois carros e sequestraram 13 pessoas. As forças de segurança perseguiram os insurgentes, que dispararam um foguete e mataram um agente.

A província do Baluquistão, rica em petróleo e em gás e localizada na fronteira com Irã e Afeganistão, é cenário de atos violentos contra a minoria xiita, de ataques de combatentes talibãs e de uma insurreição local.

Os rebeldes da região lutam desde 2004 pela independência do Baluquistão, uma das áreas mais pobres do Paquistão, assim como por uma melhor distribuição dos recursos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade