PUBLICIDADE

Ásia

Ataque rebelde mata ao menos 5 soldados no sul da Tailândia

10 fev 2013 - 03h28
(atualizado às 03h58)
Compartilhar

Cinco soldados morreram e outro ficou ferido neste domingo após um ataque de rebeldes contra uma patrulha no sul da Tailândia, região onde mais de 5,3 mil pessoas morreram desde que o movimento separatista islâmico retomou a luta armada, em 2004.

Fontes policiais citadas pela emissora tailandesa MCOT assinalaram que os rebeldes atingiram a patrulha com um explosivo escondido em um veículo estacionado na beira de uma estrada na província de Yala.

Em meio à confusão originada pela explosão, pelo menos dez rebeldes disfarçados de agentes abriram fogo contra o grupo emboscado.

Os corpos de segurança acreditam que o ataque foi comandado por Abdulrorhing Dahisor e Abdulrormae Jeteh, dois comandantes rebeldes muito ativos em Yala e Pattani.

Os atentados com armas leves, explosivos e assassinatos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala se repetem quase diariamente, apesar do desdobramento de 40 mil efetivos das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre essas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

EFE   
Compartilhar
Publicidade