PUBLICIDADE

Ásia

Ataque frustrado a base militar deixa 19 rebeldes mortos na Tailândia

13 fev 2013 - 00h04
(atualizado às 04h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 19 insurgentes morreram quando várias dezenas de militantes armados tentaram atacar uma base militar na convulsa região muçulmana do sul da Tailândia, indicaram fontes militares nesta quarta-feira.

Rebeldes abriram fogo contra cerca de 60 soldados, que repeliram o assalto sem sofrer baixas
Rebeldes abriram fogo contra cerca de 60 soldados, que repeliram o assalto sem sofrer baixas
Foto: AP

O ataque ocorreu no distrito de Bacho, na província de Narathiwat, quando 30 rebeldes chegaram ao complexo militar em várias caminhonetes e abriram fogo contra cerca de 60 soldados, que repeliram o assalto sem sofrer baixas.

"Tivemos conhecimento antecipadamente do ataque através de militantes desertores. Isso dos deu tempo de defender a base, e todas as nossas forças estão a salvo", disse o coronel Pramote Promin à televisão tailandesa.

Durante o ataque um segundo grupo de rebeldes bloqueou a estrada de acesso com árvores e explosivos para evitar a chegada de reforços.

Após o tiroteio, os militares inspecionaram a zona, onde encontraram os 19 corpos e recuperaram dezesseis fuzis M16, uma pistola e duas das caminhonetes.

Entre os mortos está Maroso Chantrawadee, dirigente da organização Runda Kumpulan Kecil e contra quem havia uma ordem de busca e captura pela morte de três professores muçulmanos.

O Exército decretou toque de recolher de 24 horas em quatro localidades do distrito no qual se encontra a base militar e em outras duas no distrito de Mai Kaen, na província de Pattani.

Os atentados com armas leves, explosivos e assassinatos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala se repetem quase diariamente, apesar do desdobramento de 40 mil efetivos das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Cerca de 5,3 mil pessoas morreram e 9 mil ficaram feridas nas três províncias do sul desde que o movimento islâmico de libertação retomou as armas.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre essas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade