PUBLICIDADE

Ásia

Ataque do grupo Abu Sayyaf nas Filipinas deixa 19 mortos

Grupo terrorista Abu Sayyaf é considerado vinculado à rede Al-Qaeda

28 jul 2014 - 06h39
(atualizado às 06h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 19 civis morreram nesta segunda-feira e outros dez ficaram feridos em um ataque realizado por uma célula do grupo terrorista Abu Sayyaf, vinculado à rede Al-Qaeda, no sul das Filipinas, informaram fontes militares.

As vítimas faziam parte de um clã que colabora com as autoridades no processo de paz na região e viajavam em uma caravana de veículos que se dirigia para comemorar o final do Ramadã quando atacaram cerca de 50 combatentes da Abu Sayyaf na área da cidade de Talipao, na ilha de Jolo, a cerca de 980 quilômetros ao sul de Manila.

O comandante da Segunda Brigada da Marinha, o general Martin Pinto, assinalou que 16 civis morreram durante o ataque, dois mais depois dos ferimentos recebidos, segundo o meio local Rappler.

A 19ª vítima fatal foi confirmada pela Polícia um pouco mais tarde. Entre os mortos e feridos há mulheres e crianças, segundo as autoridades. Os chefes terroristas Idang Susukan e Sibih Pisih comandaram a emboscada, de acordo com o Comando de Mindanao Ocidental.

A Abu Sayyaf foi estabelecida por um punhado de ex-combatentes do conflito do Afeganistão contra a União Soviética em 1991 e desde então o grupo cometeu os atentados mais sangrentos do país e múltiplos sequestros, além de colaborar com a Jama Islamiya, o braço da Al-Qaeda no Sudeste Asiático.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade