PUBLICIDADE

Ásia

Ataque a delegacia deixa ao menos 21 mortos na China

24 abr 2013 - 03h25
(atualizado às 03h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um enfrentamento entre a polícia e civis que atacaram uma delegacia na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, causou 21 mortes, informou nesta quarta-feira a imprensa dessa região, na qual operam vários grupos independentistas uigures.

Os ataques, confirmados pela agência oficial Xinhua, embora sem detalhar o número de vítimas, ocorreram na tarde de terça-feira na comarca de Maralbexi, próxima à cidade de Kashgar, principal cidade da cultura uigur.

Segundo publicaram alguns meios da imprensa local como o Tianshan, uma delegacia de Polícia foi atacada na cidade de Bachu, na citada comarca, apesar de se desconhecer a sua motivação.

As primeiras informações apontam que 21 pessoas faleceram, entre elas 15 policiais ou funcionários da delegacia, enquanto duas pessoas ficaram feridas. Segundo o Tianshan, oito pessoas foram detidas por enquanto.

Em 5 de julho de 2009, protestos de uigures nas principais ruas de Urumqi, a capital regional, tornaram-se violentos ataques contra imigrantes chineses da etnia han - majoritária no país -, em revoltas nas quais morreram cerca de 200 pessoas e que levaram a uma represália de membros da etnia han.

Após essas revoltas, o pior conflito étnico na China nas últimas décadas, o Governo bloqueou o acesso à internet, as ligações telefônicas internacionais e as mensagens de texto, argumentando que tentava garantir a segurança e evitar a propagação da violência.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade