PUBLICIDADE

Ásia

Astro do basquete volta à Coreia do Norte para visitar o "amigo" Kim

3 set 2013 - 02h17
(atualizado às 05h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O astro do basquete americano Dennis Rodman desembarcou nesta terça-feira na Coreia do Norte, para o que ele definiu como uma visita ao amigo Kim Jong-un, líder do país comunista, para se divertir e preencher algumas lacunas culturais, mas sem atuar como um diplomata, de acordo com informações da agência AP.

É a sua segunda passagem pelo país – na primeira vez, em fevereiro, Rodman se encontrou o líder do regime comunista, um fã de basquete, para promover o esporte e fazer um filme, o que teria então causado incômodo entre autoridades nos Estados Unidos por supostamente fazer uma propaganda de Kim.

A sua visita acontece dias depois de Pyongyang rejeitar a presença de um enviado americano para tratar da prisão de um missionário, Kenneth Bae, do país preso na Coreia do Norte. Antes mesmo de sua chegada, no entanto, o ex-astro da NBA negou que o propósito de sua visita fosse para tentar libertar o compatriota.

“Eu não vou falar sobre isso. Eu quero apenas encontrar meu amigo Kim, o marechal, e começar uma liga de basquete por lá, ou algo assim. Não fui prometido nada. Estou indo lá como um gesto amigável”, afirmou.

Kenneth Bae foi preso em novembro e condenado a 15 anos de trabalho forçado por atos hostis contra o regime norte-coreano, de acordo com Pyongyang. Rodman chegou a pedir uma vez em seu Twitter para que Bae fosse libertado.

“Eu vou lá apenas para me divertir, sentar com Kim e sua família, e é realmente isso”, disse o ex-jogador, acrescentando que planejava se encontrar com Kim Jong-un ainda nesta terça-feira ou amanhã.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade