PUBLICIDADE

Ásia

Após lançar cinzas a 3 mil m, vulcão registra nova erupção

3 set 2010 - 11h18
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

Depois de expelir cinzas a mais de 3 mil metros durante a madrugada, o vulcão Sinabung, na ilha indonésia de Sumatra, se manteve em atividade na manhã desta sexta-feira, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

Na erupção mais violenta desde que entrou em atividade, o Sinabung lançou cinzas a mais de 3 mil metros
Na erupção mais violenta desde que entrou em atividade, o Sinabung lançou cinzas a mais de 3 mil metros
Foto: AFP

Uma emissora de TV local informou que a segunda erupção do dia foi menor e não chegou a formar a espessa nuvem de fumaça que se viu mais cedo em torno da cratera. A erupção da madrugada foi a mais violenta desde que o Sinabung voltou a entrar em atividade no domingo passado, após 400 anos.

"Nesta sexta-feira, o vulcão entrou em erupção às 4h38 (18h38 de Brasília, quinta-feira) e durante 13 minutos lançou ao ar uma coluna de cinzas a mais de 3 mil metros. É a maior erupção registrada desde que entrou em atividade no domingo", declarou à AFP o vulcanologista Agus Budianto.

Desde quinta-feira à tarde, os cientistas registravam um intenso movimento de magma dentro do vulcão, segundo Budianto. A erupção foi sentida em uma distância de até 8 km.

Desde domingo, mais de 20 mil pessoas foram retiradas da área próxima ao vulcão, mas várias se recusaram a abandonar os vilarejos. Com o Sinabung, a Indonésia tem agora 69 vulcões em atividade.

Com agências internacionais

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade