PUBLICIDADE

Ásia

Após fechamento de complexo, Pyongyang propõe diálogo a Seul

6 jun 2013 - 00h43
(atualizado às 01h09)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte propôs nesta quinta-feira o início de discussões com a Coreia do Sul visando a reabertura do complexo industrial intercoreano de Kaesong, fechado por decisão de Pyongyang em meio à tensão militar entre os dois países.

"O local das discussões e a data da abertura podem ser fixados de acordo com o desejo do Sul", destaca um comunicado do Comitê do Norte pela Reunificação Pacífica da Coreia (CPRK), órgão encarregado das relações com Seul.

Estabelecido em 2004 como um símbolo da cooperação coreana, Kaesong se tornou a principal vítima de dois meses de constante tensão militar, depois de um teste nuclear norte-coreano em fevereiro.

Situado no território norte-coreano, a 10 quilômetros da fronteira, Kaesong abriga 123 empresas sul-coreanas e é o único local que comprova a existência de uma aproximação coreana, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.

Com um volume de negócios de 469,5 milhões de dólares em 2012, Kaesong constituía uma importante fonte de criação de empregos e de arrecadação de impostos e divisas estrangeiras para a empobrecida Coreia do Norte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade