PUBLICIDADE

Ásia

Apesar de série de escândalos, China apoia líder de Hong Kong

2 jun 2013 - 12h43
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder de Hong Kong, Leung Chun-ying, enfrenta novas incertezas sobre o apoio político que recebe da China, depois que o chefe da sua campanha e aliado próximo se demitiu do governo no mês passado por causa de uma investigação policial sobre seus negócios envolvendo commodities.

Esse é o último de uma série de escândalos que atingem Leung desde que assumiu o poder em julho passado, num movimento orquestrado por Pequim. O seu ministro do Desenvolvimento já foi preso, Leung tem enfrentado manifestações públicas contra o governo, e opositores têm tentado o seu impeachment.

A imprensa local afirmou que Leung, após o mais recente escândalo, a investigação policial relacionada a Barry Cheung, pode ter chegado ao limite. No entanto, a autoridade na China responsável pelos assuntos de Hong Kong tomou a iniciativa pouco comum na semana passada de negar relatos de que Pequim se preparava para substituir Leung.

A reação da China ao escândalo vai refletir quanto os chineses estão dispostos a manter a fórmula "um país, dois sistemas", que tem marcado a relação de Hong Kong com o Partido Comunista.

Alguns analistas afirmam que com o enfraquecimento de Leung e com Hong Kong se preparando para as manifestações anuais anti-China, que marcam a repressão aos protestos de 1989, Pequim pode buscar exercer maior autoridade sobre Hong Kong, que é parte da China, mas tem autonomia limitada até 2047.

Barry Cheung, amigo e aliado de Leung, pediu demissão há dez dias. Ele agora ajuda a polícia nos inquéritos sobre a Hong Kong Mercantile Exchange (HKMEx), que ele fundou e presidiu até o seu fechamento no mês passado.

O organismo regulador dos mercados alertou sobre "irregularidades graves" em operações de câmbio no mês passado, provocando investigações policiais que já levaram à prisão de seis pessoas. Cheung não está entre os presos. Ele negou irregularidades e prometeu cooperar com as autoridades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade