PUBLICIDADE

Ásia

Anúncio de resultado de eleição afegã é adiado para sábado

Denúncias de fraudes no processo eleitoral serão investigadas, segundo Comissão Eleitoral Independente do país

23 abr 2014 - 11h45
(atualizado às 13h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Funcionários eleitorais afegãos trabalham na contagem de votos na Comissão Independente Eleitoral em Cabul, em 20 de abril </p>
Funcionários eleitorais afegãos trabalham na contagem de votos na Comissão Independente Eleitoral em Cabul, em 20 de abril
Foto: AP

A publicação prevista para quinta-feira dos resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais no Afeganistão foi adiada para sábado para investigar as fraudes, anunciou nesta quarta-feira a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

"Embora esta investigação atrase levemente o processo, é crucial para a exatidão e a integridade dos resultados", ressalta a Comissão Eleitoral.

Mas a CEI publicará na quinta-feira novos resultados parciais, após os divulgados no domingo, que cobriam a metade dos votos.

Segundo estes dados, o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah supera seu rival Ashraf Ghani, ex-economista do Banco Mundial, por 11 pontos, com 44,4% dos votos contra 33,2%.

Zalmai Rasul, próximo ao presidente Hamid Karzai e considerado o candidato do governo, fica para trás, com apenas 10% dos votos.

Oito candidatos se apresentaram às eleições para suceder Karzai.

Se nenhum dos candidatos obtiver 50% dos votos, será realizado um segundo turno no dia 28 de maio.

10 coisas que você deve saber sobre o Afeganistão 10 coisas que você deve saber sobre o Afeganistão

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/10-curiosidades-sobre-o-afeganistao/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/10-curiosidades-sobre-o-afeganistao/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade