PUBLICIDADE

População de tigres-de-Bengala no Nepal aumenta 63,6% e chega a 198

30 jul 2013 - 12h28
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Tigre-de-Bengala descansa no centro de resgate de tigres do santuário de vida selvagem de Jaldapara, na Índia, em fevereiro de 2010</p>
Tigre-de-Bengala descansa no centro de resgate de tigres do santuário de vida selvagem de Jaldapara, na Índia, em fevereiro de 2010
Foto: Rupak De Chowdhuri / Reuters

O número de tigres-de-Bengala no Nepal aumentou para 198, um crescimento de 63,6% em cinco anos, indica uma pesquisa do governo sobre grandes felinos. Os resultados são fundamentais para a proteção dos tigres, que enfrentam ameaça de extinção pela caça para o lucrativo comércio de suas partes, a invasão do habitat por moradores devido ao aumento no número de assentamentos, e a perda de presas.

Conflitos entre pessoas e animais selvagens são frequentes no Nepal, que se comprometeu a duplicar a população de tigres até o ano de 2022, a partir da estimativa de 125 animais em 2010. "Isso é muito encorajador", disse Maheshwar Dhakal, um ecologista do Departamento de Parques Nacionais e do Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Nepal, acrescentando que a nação do Himalaia pretende atingir sua meta antes do prazo.

"Mas o aumento dos números também aumenta nossas responsabilidades e desafios para a conservação de tigres", disse Dhakal à Reuters após a divulgação dos resultados da pesquisa de quatro meses, na noite de segunda-feira. O estudo foi apoiado pelo grupo ambientalista WWF e os Estados Unidos.

Especialistas em conservação atribuem o aumento a um policiamento mais efetivo dos parques nacionais, ações mais firmes contra a caça e uma melhor gestão dos habitats dos tigres no Nepal, onde as florestas cobrem 29% do território.

Como o aumento no número de tigres ao longo dos anos, também sobe o número de incidentes de conflito com os moradores. Sete pessoas foram mortas em ataques de tigres em torno de parques nacionais no ano passado, comparado a quatro em 2011, disseram as autoridades.

Milhares de tigres já habitaram as florestas em Bangladesh, Índia e Nepal. Mas sua população caiu para apenas cerca de 3 mil atualmente, dizem os especialistas em vida selvagem.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade