PUBLICIDADE

Ásia

AirAsia não tinha licença para rota voada no dia da queda

O ministro do transporte da Indonésia anunciou que uma investigação será realizada e que os voos da AirAsia entre Surabaya e Cingapura serão suspensos

4 jan 2015 - 10h15
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O ministro do transporte da Indonésia anunciou que uma investigação será realizada e que os voos da AirAsia entre as duas cidades serão suspensos</p>
O ministro do transporte da Indonésia anunciou que uma investigação será realizada e que os voos da AirAsia entre as duas cidades serão suspensos
Foto: AP

A AirAsia não tinha licença para voar entre Surabaya e Cingapura no último domingo, dia em que caiu no Mar de Java com 162 pessoas a bordo. Segundo foi revelado pela CNN, a companhia aérea teria aprovação para voar apenas quatro dias da semana, o que não incluiria o dia da tragédia.

O ministro do transporte da Indonésia anunciou que uma investigação será realizada e que os voos da AirAsia entre as duas cidades serão suspensos. Além disso, as operações de outras empresas serão checadas para haver certeza se estão cumprindo contratos de licença.

O CEO da AirAsia Indonesia, Sunu Widyatmoko, afirmou para um canal de televisão local que a empresa vai cooperar de forma completa com as investigações e que não iria fazer qualquer declaração até não fossem conhecidos todos os resultados.

As investigações irão focar nas operações da companhia e da administradora do aeroporto de Surabaya, o aeroportuário estatal Angkasa Pura 1. O Ministro do Transporte do país, Ignatious Jonan, descreveu a violação da AirAsia como “séria”. “Como eles puderam voar? (...) Teria que ser a gestora do aeroporto ou no lobby de controle de tráfego aéreo”, afirmou.

Ele ainda disse que a investigação deve durar cerca de uma semana. “Não é complicado. Há uma lista do que deve e não deve ter sido feito”.

O ministro revelou que as penalizações envolvem a perda do direito da AirAsia de fazer o percurso entre Surabaya e Cingapura, mas que “depende da evidência da investigação”.

Voar sem autorização é um fato raro, segundo o especialista em voos Geoff Thomas. “Se não foi autorizado o voo, a companhia poderia receber implicações legais e de segurança”, disse. “Na maioria das jurisdições, é altamente incomum. Uma companhia aérea terá que solicitar um novo voo”. 

Homem perde sete familiares em desastre da AirAsia :

Maiores acidentes aéreos Maiores acidentes aéreos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade