PUBLICIDADE

Ásia

Agência nuclear da ONU condena reativação de complexo norte-coreano

2 abr 2013 - 14h25
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O anúncio da Coreia do Norte sobre sua intenção de reativar o complexo nuclear de Yongbyon para alimentar seu programa de armamento nuclear é "profundamente lamentável", afirmou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"É outro fato profundamente lamentável que viola claramente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou a agência atômica da ONU. "De novo, o diretor-geral da AIEA pede à República Popular Democrática da Coreia do Norte que aplique completamente todas as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da Junta de Diretores da AIEA", acrescentou.

A Coreia do Norte entrou nesta terça-feira em uma nova fase em seu confronto com a comunidade internacional ao anunciar sua intenção de reativar um reator nuclear desativado em 2007, apesar das resoluções da ONU que proíbem qualquer programa atômico no país.

O regime norte-coreano, que rejeitou as diversas advertências dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, realizou vários anúncios e atos em claro desafio desde o lançamento bem-sucedido em dezembro de um foguete considerado como um disparo de teste de um míssil balístico, e realizou posteriormente um terceiro teste nuclear, em fevereiro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade