PUBLICIDADE

Ásia

Agência: China tentou convencer C. do Norte a desistir de testes nucleares

4 jun 2013 - 03h27
(atualizado às 04h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A China disse a um enviado do líder norte-coreano Kim Jong-un que o regime de Pyongyang deveria parar de conduzir testes nucleares, mas encontrou poucos sinais de concordância, disse uma fonte com conhecimento sobre o encontro, realizado em maio, à agência Reuters.

Kim enviou Choe Ryong-hae, vice-presidente da alta cúpula militar norte-coreana, para explicar as recentes ações do regime comunista, mas teve uma recepção “morna” dos anfitriões chineses, segundo a fonte, que acrescentou que a “Coreia do Norte não amadureceu”.

Choe, que tem a patente de general, mas sem conhecimento militar, é considerado o ideólogo do Exército norte-coreano. Ele se apresentou em Pequim em traje militar completo, em contraste com os chineses, vestidos com ternos regulares.

Especialistas na questão coreana avaliaram que a visita de três dias do enviado de Kim Jong-un foi uma tentativa da Coreia do Norte de fazer as pazes com seu maior aliado diplomático, que tem criticado as últimas ações de Pyongyang.

Após o encontro, a Coreia do Norte prometeu tomar “medidas positivas para a paz”, enquanto a China reiterou seu mantra de pedir “calma e moderação” na península coreana. De acordo com a fonte ouvida pela Reuters, o governo de Pequim procurou demonstras que os testes nucleares “põe a China em uma posição difícil” e não favorecem os norte-coreanos, e aconselhou o regime de Pyongyang a focar na reconstrução da economia do país.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade