PUBLICIDADE

Ásia

Afeganistão: ataque a prédio do governo mata 6 talibãs e um policial

29 mai 2013 - 00h49
(atualizado às 03h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis talibãs e um policial morreram na madrugada desta quarta-feira em um ataque contra o QG do governo da província de Panjshir, ao norte de Cabul, informou um funcionário local.

O prédio atacado não serve de residência ao governador, que não estava no local no momento da ação
O prédio atacado não serve de residência ao governador, que não estava no local no momento da ação
Foto: Reuters

Os seis rebeldes, disfarçados com uniformes da polícia, entraram no prédio do governo desta região montanhosa por volta das 04h00 local.

Cinco agressores foram mortos em uma troca de tiros com policiais, mas um sexto talibã detonou o cinturão de explosivos que carregava e matou um policial, revelou à AFP Abdul Kabir Waseq.

Os talibãs assumiram o ataque em um comunicado. O prédio atacado não serve de residência ao governador, que não estava no local no momento da ação.

O movimento talibã, essencialmente pashtun, jamais controlou a região montanhosa do Panjshir, povoada majoritariamente pelos tadjiks, mesmo quando ocupou o poder em Cabul, entre 1996 e 2001.

A região era o feudo do comandante Ahmed Shah Massud, o "Leão do Panjshir", assassinado em setembro de 2001 pela Al-Qaeda, quando liderava a resistência contra os talibãs, após a expulsão dos soviéticos do Afeganistão.

O ataque desta quarta-feira ocorre menos de uma semana após a ação no centro de Cabul, contra o prédio de uma organização internacional, que deixou sete mortos, sendo quatro rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade