PUBLICIDADE

Ásia

Afeganistão anuncia morte de aliado nº 1 de Bin Laden

Não foram divulgados detalhes das circunstâncias da morte

29 jul 2015 - 07h39
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulá Omar, filmado secretamente pela BBC em 1996, foi raramente visto em público
Mulá Omar, filmado secretamente pela BBC em 1996, foi raramente visto em público
Foto: BBC

Autoridades afegãs anunciaram a morte de mulá Mohammed Omar, líder do Talebã afegão e aliado de Osama Bin Laden; o grupo extremista islâmico não comentou a informação.

Omar, que mantinha-se recluso, morreu há dois ou três anos, segundo fontes do governo e de inteligência do Afeganistão. Não foram divulgados detalhes das circunstâncias da morte. Um porta-voz do Talebã disse à BBC que o grupo divulgará um comunicado em breve.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Esta é a primeira vez que autoridades afegãs confirmam a morte do mulá. No últimos anos, o Talebã chegou a divulgar diversas mensagens atribuídas a ele.

O mulá Omar liderou a vitória do Talebã sobre milícias afegãs rivais na guerra civil que eclodiu no país após a retirada de tropas soviéticas, em 1989.

Sua parceria com o ex-líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, levou à invasão do Afeganistão liderada pelos Estados Unidos em 2001, após os ataques de 11 de setembro.

Desde então, manteve-se recluso. O Departamento de Estado americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura.

Explosão em parlamento afegão é transmitida ao vivo na TV:

Segundo o Talebã, o mulá nasceu em 1960 no vilarejo de Chah-i-Himmat, na província de Kandahar. Tornou-se o "líder supremo" do grupo em 1996.

No início deste ano, o Talebã publicou sua biografia. A obra diz que ele não tinha uma casa nem conta em banco. Diz, também, que ele tinha "um senso de humor especial".

Afeganistão condena policiais que não impediram linchamento:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade