PUBLICIDADE

Ásia

Afeganistão anuncia contra-ataque aos talibãs no sul do país

Recente ofensiva talibã já deixou mais de 200 mortos

26 jun 2014 - 12h46
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policial afegão revista passageiros em um posto de controle na província de Helmand, em 25 de junho, quando mais de 800 insurgentes talibãs lançaram uma grande ofensiva no sul do Afeganistão para tentar ganhar território recentemente desocupado pelas tropas dos EUA</p>
Policial afegão revista passageiros em um posto de controle na província de Helmand, em 25 de junho, quando mais de 800 insurgentes talibãs lançaram uma grande ofensiva no sul do Afeganistão para tentar ganhar território recentemente desocupado pelas tropas dos EUA
Foto: Abdul Malik / AFP

As autoridades de Cabul anunciaram nesta quinta-feira um contra-ataque do exército afegão no sul do país, onde uma ofensiva dos insurgentes talibãs iniciada na semana passada já deixou mais de 200 mortos.

"Vamos intensificar nossas ofensivas. Teremos um importante apoio aéreo. Há claros sinais de recuo dos talibãs", afirmou um porta-voz do ministério do Interior.

Nos combates na província de Helmand (sul) cerca de 150 talibãs foram mortos, completou.

Segundo a fonte, os confrontos também tiraram a vida de 33 policiais e soldados e mais de 50 civis.

O conflito mostra as dificuldades que o exército afegão encontra para combater os talibãs enquanto as tropas da Otan, lideradas pelos Estados Unidos - que invadiram o país em 2001 e derrubaram o governo talibã - se preparam para deixar o Afeganistão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade