PUBLICIDADE

Ásia

Acidente em pouso fere 22; causa seria choque com antena

Segundo as primeiras investigações, uma das rodas do trem de pouso teria batido com uma antena instalada perto da pista nesta terça-feira

15 abr 2015 - 04h44
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião pode ter se chocado com antena em pouso em Hiroshima
Avião pode ter se chocado com antena em pouso em Hiroshima
Foto: Reuters

A colisão com uma antena de telecomunicações pode ter sido a causa do acidente durante a aterrissagem do avião da companhia sul-coreana Asiana no aeroporto de Hiroshima, no sul do Japão, uma manobra que deixou 22 pessoas levemente feridas.

Segundo as primeiras investigações, uma das rodas do trem de pouso teria batido com uma antena instalada perto da pista durante o pouso, explicou nesta quarta-feira um porta-voz do Ministério de Transporte do Japão à agência "Kyodo".

Siga o Terra Notícias no Twitter

O avião, um Airbus A-320 com origem em Incheon, na Coreia do Sul, aterrissou pouco depois das 20h locais (8h da terça-feira em Brasília), com 74 passageiros e oito tripulantes a bordo.

Após tocar no chão, a aeronave percorreu metade da pista antes de derrapar, sair do trajeto e fazer uma curva de 180 graus à esquerda, segundo explicaram funcionários do aeroporto.

Todas as pessoas a bordo conseguiram abandonar o avião utilizando uma rampa inflável de emergência.

Avião com 91 quilos de cocaína faz pouso forçado no Paraná :

Na roda esquerda do trem de pouso da aeronave foram encontradas partes da antena quebrada, que tinha 6,4 metros de altura e estava instalada a cerca de 300 metros da cabeceira da pista.

Além disso, a estrutura danificou a asa e o motor esquerdo do Airbus, atingindo também parte da cauda.

"O avião balançou antes de aterrissar, depois deu a impressão de remeter ao tocar no chão", contou um passageiro à "Kyodo". Outra pessoa disse que depois da derrapagem foi possível ver fogo em um dos motores, provocando uma fumaça que começou a entrar no interior da aeronave.

Três membros da Comissão de Segurança no Transporte do Japão começaram hoje uma investigação sobre o acidente. A Coreia do Sul e a Asiana também enviaram especialistas para analisar o caso.

Apesar de as condições de visibilidade não serem boas no momento do incidente (havia nevoeiro e chuva moderada), a suspeita é que o piloto desceu demais o avião ao se aproximar da pista.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade