PUBLICIDADE

Mundo

As grandes datas da vida de Osama bin Laden

Inimigo público número um dos Estados Unidos, o líder islamita Osama bin (filho de) Laden foi considerado responsável pelos atentados de 11/9 em Nova York e Washington.

2 mai 2011 - 02h15
Compartilhar

CABUL, Afeganistão, 2 Mai 2011 (AFP) -Inimigo público número um dos Estados Unidos, o líder islamita Osama bin (filho de) Laden foi considerado responsável pelos atentados de 11/9 em Nova York e Washington.

Estas são as principais datas da vida do multimilionário de origem saudita, que se tornou desde 11/9 o homem mais procurado do planeta.

- 1957: Nasce en Riad (Arabia Saudita).

- 1968: Seu pai, o magnata saudita da construção Mohammad bin Laden, morre em um acidente. Osama, com 11 anos, teria herdado nesse momento 80 milhões de dólares.

- 1973: Liga-se a grupos islamitas e aumenta sua fortuna administrando os negócios da família.

- 1984: Viaja ao Afeganistão com a invasão soviética (1979). Assume o comando e financia uma brigada de 20.000 homens recrutados em vários países do mundo árabe.

- 1988: Suposta data da criação da rede Al-Qaeda, ou seja, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.

- 1991: Com a guerra do Golfo, Bin Laden declara a "guerra santa" aos Estados Unidos, acusados de ocupar sua terra natal, a Arábia Saudita, mobilizando tropas após a invasão do Kuwait pelo Iraque.

- 1992: Volta à Arábia Saudita, mas seu apoio aos grupos islamitas violentos no Egito e na Argélia lhe custa a apreensão de seu passaporte. Expulso da Arábia Saudita, se instala no Sudão.

- 1994: Bin Laden perde a nacionalidade saudita após a publicação de "fatwas" (decretos religiosos) denunciando os Estados Unidos e a família real saudita.

- 1996: Sob a pressão das Nações Unidas, o Sudão exige que Osama abandone o país. Ele reaparece no Afeganistão.

- 7 de agosto de 1998: Atentados contra as representações americanas em Nairóbi (Quênia) e Dar es Salaam (Tanzânia), que deixaram 224 mortos. Três meses depois, é acusado nos EUA por assassinato e complô com intenção de matar norte-americanos fora de território americano.

- 1999: É incluído pelo FBI na lista das dez pessoas mais procuradas do mundo.

-2001-

- 11 de setembro: Três aviões são desviados e usados como mísseis para realizar atentados espetaculares contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York e contra o Pentágono em Washington. Um quarto avião desviado cai na Pensilvânia. Cerca de 3.000 pessoas morrem.

- 13 de setembro: Bin Laden é apontado pelos Estados Unidos como o principal suspeito desses atentados.

- 23 de setembro: Washington oferece 25 milhões de dólares por qualquer informação que leve a sua captura.

- 7 de outubro: Início dos ataques britânico-americanos no Afeganistão contra campos de treinamento de Bin Laden e instalações militares.

Bin Laden comemora os atentados, e promete aos Estados Unidos que o país "nunca mais se sentirá seguro".

- 13 de dezembro: Washington divulga uma fita de vídeo em que Bin Laden assume a responsabilidade, planejamento e execução dos atentados de 11 de setembro.

-2002-

- 31 de janeiro: Bin Laden jura combater os Estados Unidos "até a vitória ou até que nos reencontremos com Deus".

- 2011 -

- 1o. de maio: o presidente Barack Obama anuncia a morte de Bin Laden em uma operação no Paquistão.

doc-chl/cn

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade