PUBLICIDADE

Mundo

Arcebispado do Rio anuncia nesta terça agenda do papa Francisco durante JMJ

6 mai 2013 - 18h16
(atualizado às 18h23)
Compartilhar

O Arcebispado do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, anunciará nesta terça-feira a agenda do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho e representará a primeira viagem ao exterior do líder religioso desde sua eleição, em março.

Segundo fontes da igreja, está previsto que o pontífice participe dos atos centrais da JMJ, entre os dias 25 e 28 de julho. Entre eles, estão uma cerimônia de boas-vindas, uma via sacra pelo bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, uma vigília e a missa de encerramento.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que o papa Francisco se reunirá na cidade com a presidente Dilma Rousseff, o que descarta uma possível visita do religioso a Brasília, como o Governo federal havia sugerido. Ele também adiantou que se espera que o pontífice visite o Complexo de Manguinhos, uma das áreas mais pobres do município.

Em abril, o responsável pela organização das viagens de Francisco, Alberto Gasbarri, visitou o Rio de Janeiro e também Aparecida. Na cidade do interior paulista, ele percorreu o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

A viagem do papa a Aparecida não estava prevista pelos organizadores quando o líder religioso ainda era Bento XVI, mas começou a ser cogitada após sua renúncia.

O arcebispo de Aparecida, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, convocou uma entrevista coletiva para esta terça também a fim de detalhar a agenda papal na cidade.

Segundo os organizadores da JMJ no Brasil, "Aparecida tem um significado especial para o sumo pontífice", que como cardeal visitou a cidade em 2007, durante a Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam).

EFE   
Compartilhar
Publicidade