PUBLICIDADE

Mundo

Arábia Saudita desmantela duas fábricas de material e cintos explosivos

3 out 2015 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades sauditas anunciaram neste sábado a apreensão de material explosivo e armamento, e o fechamento de dois laboratórios para a fabricação de cinturões bomba, em dois bairros populares do leste da capital da Arábia Saudita, Riad.

O Ministério do Interior informou ainda da prisão de dois suspeitos nesta operação: um homem de nacionalidade síria, identificado como Yasser Mohammed Shafiq, e uma mulher de nacionalidade filipina, que vivia com ele ilegalmente e que o ajudaria na confecção dos cintos explosivos.

Segundo um comunicado do porta-voz de Interior, general Mansur al Turki, a mulher sempre usava um cinto para detoná-lo no caso de as forças de segurança chegarem ao esconderijo deles e, além disso, havia bombas plantadas dentro e fora da casa, no bairro de Al Fayha.

Um segundo laboratório clandestino foi descoberto na região de Al Jazeera, de propriedade das mesmas pessoas que o outro.

Turki detalhou na nota que a operação aconteceu na quarta-feira, quando as forças de segurança invadiram as fábricas, após retirar os moradores da região, e um grupo de especialistas desativou os explosivos.

As autoridades não revelaram se os suspeitos tinham participado ou tinham planos de realizar atentados terroristas.

Em meados de agosto, pelo menos 413 pessoas de 19 nacionalidades, foram detidas na Arábia Saudita acusadas de pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Nos últimos meses centenas de pessoas foram condenadas à prisão ou à morte por terrorismo na Arábia Saudita, que aumentou o controle de suspeitos jihadistas, tanto no interior como os que viajam à Síria ou ao Iraque para lutar nas fileiras do EI.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade