Mundo

publicidade
05 de dezembro de 2011 • 09h30

Aprenda a desejar Feliz Natal em vários idiomas

Para curtir o clima natalino fora do Brasil ou cumprimentar amigos pelas redes sociais, é importante aprender a desejar um "Feliz Natal" em vários idiomas
Foto: Shutterstock / Terra
 

Em um mundo cada vez mais globalizado, em que se pode colecionar amigos a milhares de quilômetros de distância, deixou de ser privilégio do papa Bento 16 desejar Feliz Natal em vários idiomas.

No Brasil e demais países de língua portuguesa, desejamos um singelo "Feliz Natal". Já nos Estados Unidos e Inglaterra, as pessoas se cumprimentam com um sonoro "Merry Christmas". Mas seu amigo vive na Alemanha? Pois anote a saudação a fazer: "Frohe Weihnachten!".

Nos países língua espanhola, da vizinha Argentina à distante Espanha, as pessoas se cumprimentam com um

"¡Feliz Navidad!"

. Não se esqueça do ponto de exclamação invertido no começo da frase. Agora, se o idioma for catalão, falado em Barcelona, um

"Bon Nadal"

resolve tudo.

Se a sua ceia de Natal está programada para Paris, capriche no sotaque na hora de desejar um "Joyeux Noël" para fazer bonito. Já se o seu destino for a Itália, cujo idioma é mais familiar para os brasileiros, aposto que você já sabe: basta dizer "Buon Natale".

Mas as diferenças nas línguas faladas pelo mundo não param por aí. Imagine só se você for parar do outro lado do mundo, mas especificamente no Japão. Conseguirá saudar os amigos do Oriente sem derrapar na pronuncia? A sugestão é treinar muito: "Merīkurisumasu". Viu como foi fácil? Sim, porque passar o Natal na China exigiria mais treino ainda para dizer "Shèngdàn jié kuàilè".

Quer saber mais? Em sueco é "God Jul". E, em coreano, "Chuk Sung Tan".

Em qualquer idioma que desejar "Feliz Natal", não se esqueça de sorrir. Esta linguagem todo mundo entende.

Cross Content
Especial para o Terra


Terra Terra