PUBLICIDADE

Mundo

Após passar pelos EUA, tempestade Earl se aproxima do Canadá

Após passar pelos EUA, tempestade "Earl" se aproxima do Canadá

4 set 2010 - 10h12
(atualizado às 10h26)
Compartilhar

A tempestade tropical "Earl" se aproxima da Nova Escócia (Canadá) com ventos máximos de 110 km/h, após afetar com fortes chuvas à costa leste dos Estados Unidos. O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou hoje que a tempestade está a 65 quilômetros da Nova Escócia.

Os meteorologistas preveem um enfraquecimento gradual da tempestade nas próximas 48 horas e dizem que "Earl" se transformará em tempestade de baixa pressão extratropical quando entrar no Canadá. São esperadas ressacas com "fortes e altas ondas". Foi emitido um alerta de vigilância de furacão para Nova Escócia.

Enquanto isso, a tempestade "Fiona" continua perdendo força, com ventos de 45 quilômetros. A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho até 30 de novembro. Até agora já foram registradas sete tempestades tropicais e três furacões, dois deles "Danielle" e "Earl", de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de no máximo cinco).

A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) atualizou sua previsão e prevê a formação de 14 a 20 tempestades e de oito a 12 furacões, que podem atingir aos EUA, o Caribe, América Central e o Golfo do México.

Os meteorologistas estimam uma temporada "muito ativa" porque desses furacões de quatro a seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

Telhado metálico foi destruído por ventos provocados pela passagem do Earl, em Nags Head, na Carolina do Norte
Telhado metálico foi destruído por ventos provocados pela passagem do Earl, em Nags Head, na Carolina do Norte
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade