PUBLICIDADE

Mundo

Antigo código viking é decifrado pela primeira vez

O código jötunvillur é encontrado em apenas nove inscrições, a partir de diferentes partes da Escandinávia

12 fev 2014 - 18h49
Compartilhar
Exibir comentários

Um antigo código nórdico, que tem intrigado  especialistas por anos foi quebrado por um runólogo norueguês - para descobrir o equivalente Viking de mensagens de texto. O misterioso código jötunvillur, que remonta à Escandinávia do século 12 ou 13, foi desvendado por K. Jonas Nordby, da Universidade de Oslo, após ele estudar um galho no qual dois homens, Sigurd e Lavrans, inscreveram seus nomes tanto em código como em runas tradicionais. O código jötunvillur é encontrado em apenas nove inscrições, a partir de diferentes partes da Escandinávia, e nunca foi interpretado antes.

"A única coisa que resolveu para mim foi ver esses dois nomes nórdicos antigos, Sigurd e Lavrans, e depois cada uma delas foi essa combinação de runas que não faziam sentid", disse Nordby, que está escrevendo seu doutorado em criptografia em inscrições rúnicas da Era Viking e da Idade Média escandinavos. Ele então percebeu que em jötunvillur, o sinal é trocado para o último som no nome da pedra. Por isso, por exemplo, a runa "m", Madr, seria escrito como a runa de "r".

"Eu pensei: ' uau, este é o sistema, esta é a solução, agora podemos ler este texto", disse. Mas o código acabou por ser extremamente confuso, porque muitas runas terminam com o mesmo som", então você tem que decidir qual escolher."

Os galhos nos quais o código foi escrito, disse Nordby, são "objetos do cotidiano, por isso muitas vezes você encontrar nomes para eles, ou porque os usou para comunicar que era algo que queria manter ou vender, ou para a prática de escrita, ou porque eles estavam falando sobre pessoas tão nomes ocorrem com frequência".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade