PUBLICIDADE

Mundo

Angela Merkel ligou para Hollande e convidou-o a visitar Berlim

Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, ligou neste domingo para o futuro presidente da França, o socialista François Hollande, e convidou-o a ir a Berlim assim que tiver assumido seu cargo, informou o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert.

Merkel expressou a Hollande suas felicitações pela vitória, acrescentou o porta-voz, que disse que ambos políticos concordaram na vontade de desenvolver uma frutífera e estreita cooperação.

O objetivo do governo de Berlim é, segundo indicou o ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, encontrar uma forma de compromisso entre a via do pacto fiscal e a de crescimento econômico na União Europeia (UE).

"Ambas partes estão dispostas a buscar um compromisso pragmático e viável para conseguir o objetivo comum da estabilização do euro", afirmou Westerwelle em declarações à televisão pública "ZDF".

O pacto fiscal na UE "se manterá vigente", assegurou o ministro ao referir-se ao propósito expressado por Hollande durante a campanha eleitoral de renegociá-lo.

À disciplina fiscal se acrescentará, no entanto, o objetivo do crescimento econômico, o que não implica necessariamente em "mais dinheiro", mas "gastá-lo melhor", especificou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade