PUBLICIDADE

África

Ativista do Femen seguirá em prisão preventiva em Túnis

30 mai 2013 - 14h43
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ativistas escalaram o muro para protestar contra a pris&atilde;o de Amina</p>
Ativistas escalaram o muro para protestar contra a prisão de Amina
Foto: AFP

A feminista tunisiana Amina Tyler, detida desde o último dia 19 em Kairouan, continuará em prisão preventiva após ter sido acusada pela procuradoria de "profanação do espaço sagrado de um cemitério", informou sua advogada Boshra Bel Hajj Hamida.

Amina Tyler compareceu nesta quinta-feira perante um tribunal de Kairouan, a 160 quilômetros de Túnis, capital, por posse de um spray defensivo.

A jovem tunisiana, integrante do grupo feminista Femen, que ficou famoso por exibir os seios nus na internet para chamar a atenção sobre a situação da mulher em seu país, pode enfrentar dois anos de prisão se for considerada culpada de profanar um espaço sagrado.

Hamida insistiu que, mesmo que o juiz a declare inocente pelo caso do spray, que para a advogada é o mais provável, Amina continuará sob detenção até o momento do novo julgamento, previsto para 5 de junho.

Em 19 de maio, Amina se mudou para Kairouan, coincidindo com confrontos entre a Polícia e os simpatizantes da corrente radical islâmica que aconteceram depois que as autoridades proibiram a realização do congresso anual do grupo salafista "Ansar AL-Sharia" (Os partidários da Lei Islâmica).

Durante sua estadia na cidade, considerada a quarta mais sagrada do islã, Amina escreveu no muro de um cemitério o nome do Femen.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade