PUBLICIDADE

Mundo

Dilma parabeniza Chávez e elogia democracia da Venezuela

8 out 2012 - 18h22
(atualizado em 12/4/2013 às 12h08)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de Brasília

Um dia após a reeleição de Hugo Chávez para a presidência da Venezuela, a presidente Dilma Rousseff telefonou para felicitar a vitória do mandatário nas urnas. Em disputa acirrada contra Henrique Capriles, o principal opositor desta eleição, Chávez venceu o pleito e segue para seu quarto mandato consecutivo. Na avaliação de Dilma, o processo eleitoral venezuelano é "exemplar".

Chávez saúda o povo da sacada do Palácio Miraflores, em Caracas: mais seis anos no poder na Venezuela
Chávez saúda o povo da sacada do Palácio Miraflores, em Caracas: mais seis anos no poder na Venezuela
Foto: EFE

O essencial da cobertura
Em pleito disputado, Chávez é reeleito presidente da Venezuela
"A palavra do povo sempre terá o meu respeito", diz Capriles
Na sacada de Miraflores, Chávez canta e saúda povo venezuelano
Acompanhe a campanha eleitoral na Venezuela em imagens
Veja como foi a eleição da Venezuela minuto a minuto

"A eleição venezuelana é um processo democrático exemplar", disse a presidente em telefonema de 15 minutos no meio da tarde desta segunda-feira. Ela elogiou a votação, que foi marcada, na avaliação dela própria, por tranquilidade e alto nível de comparecimento às urnas. Na Venezuela, o voto é facultativo.

O processo eleitoral tal como se conhece hoje na Venezuela foi modelado na Constituição aprovada em 1999, já na era Chávez. Nestes 13 anos, os venezuelanos foram convocados a votar em 15 ocasiões. Assim como no Brasil, na Venezuela o voto é totalmente automatizado. A diferença é que, a cada voto eletrônico, um comprovante é impresso e depositado numa urna. Ao fim da votação, algumas urnas são sorteadas e os votos conferidos na presença de observadores.

Nesta manhã, Dilma já havia recebido informações do assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, que está em Caracas como observador internacional do pleito. No telefonema a Chávez, a presidente mencionou o primeiro turno das eleições municipais brasileiras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade