PUBLICIDADE

Mundo

Chile convoca para consultas seu embaixador no Paraguai

24 jun 2012 - 14h26
(atualizado em 25/6/2012 às 17h37)
Compartilhar

O governo chileno convocou para consultas o embaixador do país no Paraguai, Cristián Maquieira, para obter mais informações sobre o impeachment de Fernando Lugo, segundo anunciou hoje o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

"Pedi ao ministro das Relações Exteriores que chame nosso embaixador no Paraguai a consultas em nosso país para podermos contar com toda informação necessária", disse Piñera em uma declaração à imprensa no Palácio de la Moneda, sede do Executivo.

O presidente chileno não disse se seu governo reconhecerá o novo líder paraguaio, Federico Franco, e afirmou que definirá sua postura depois da reunião de presidentes da Unasul que será realizada "nos próximos dias".

"Vamos reunir os presidentes para, à luz dos fatos ocorridos no Paraguai e levando em conta os protocolos de defesa e proteção da democracia contemplados tanto no pacto do Mercosul como da Unasul, tomar as medidas necessárias", indicou.

Piñera reconheceu a validade do mecanismo político que destituiu Lugo, mas considerou que "não foram cumpridas as normas do processo e do legítimo direito de defesa estipulados na própria Constituição do Paraguai e também no direito internacional".

O líder garantiu que o governo chileno "não tomará nenhuma medida que possa significar prejuízo para o povo do Paraguai".

O presidente do Paraguai foi cassado na sexta-feira de seu cargo depois que o Senado do país o declarou "culpado" de mau desempenho em suas funções.

Lugo foi substituído pelo vice-presidente, Federico Franco. No entanto, os governos da Argentina, Equador, Bolívia e Venezuela anunciaram que não reconhecerão o novo governante por considerar que ele chegou à presidência por meio de um "golpe de Estado".

EFE   
Compartilhar
Publicidade