PUBLICIDADE

Mundo

Paraguai descarta saída oficial de embaixador argentino

24 jun 2012 - 13h09
(atualizado em 25/6/2012 às 17h52)
Compartilhar
Daniel Favero
Direto de Assunção

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, o chanceler José Luiz Fernandes Estigaribia, disse na manhã deste domingo, que não recebeu nenhum comunicado oficial da Argentina sobre a retirada de seu embaixador do país. Estigaribia também diz fazer um esforço para que os países aceitem a situação no Paraguai.

Paraguai vota impeachment de Fernando Lugo; entenda a crise:

Trajetória de Fernando Lugo na presidência paraguaia
Confira a cronologia da crise no Paraguai

Lugo, o bispo dos pobres que chegou à presidência

Federico Franco, o novo presidente paraguaio

Confira a íntegra do discurso de Fernando Lugo após impeachment

"Vamos seguir negociando. Os países têm que entender e vamos seguir fazendo todos os esforços possíveis para encontrar fontes viáveis para buscar melhores relações com todos os países do mundo. Temos as regiões onde vivemos e são muito importantes as relações com Brasil, com Uruguai e com Colômbia, assim sucessivamente", disse o embaixador.

Ao falar sobre o embaixador argentino do país, Estigaribia minimizou os efeitos da medida dizendo que a Argentina não tinha embaixador no Paraguai. "O governador argentino anuncia por meio da imprensa porque não temos nenhuma comunicação oficial que retirou o embaixador. Que embaixador? Aqui não tem embaixador argentino, o que tinha saiu faz três meses do Paraguai, não temos encarregado", disse.

Sobre o pedido que o atual presidente Frederico Franco teria feito ao ex-presidente Fernando Lugo, para que ajudasse na mediação com os países que ainda não aceitaram o novo governo, Estigaribia disse que "não sei se foi feito esse pedido a Lugo. Não fizemos o pedido da mediação, pedimos como cidadão a ex-presidente constitucional do Paraguai", disse, ao citar que o país está de acordo com a normas internacionais obedecendo a constituição.

O ministro afirmou que o Paraguai continua negociando o reconhecimento do governo
O ministro afirmou que o Paraguai continua negociando o reconhecimento do governo
Foto: Daniel Favero / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade