PUBLICIDADE

Mundo

Zelaya buscará saída para crise em Honduras através da OEA

6 nov 2009 - 22h25
(atualizado às 22h47)
Compartilhar

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse nesta sexta-feira que não pode mais para dialogar com os golpistas e anunciou que buscará uma saída à crise em seu país através da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Daqui em diante, declaramos que não se pode dialogar com um Governo golpista. Está evidentemente assinalado (que) as conversas não são honestas, não se sustenta nem a honra da palavra", afirmou Zelaya em declarações a rádio chilena Cooperativa.

"Se existe uma saída, estamos elevando-a à OEA e não mais à busca de uma regra interna. Ficou totalmente esgotado e já não tem nenhum sentido continuar", ressaltou o governante deposto, que permanece abrigado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Zelaya acusou Micheletti de manipular a comunidade internacional e disse que hoje sua delegação permaneceu em reunião com representantes dos Estados Unidos e da OEA, organismo do qual espera que assuma um papel mais importante a partir dos últimos fatos.

"Há muita incerteza em Honduras, repressão, perseguição política, censura midiática", disse Zelaya, que acrescentou que "estas práticas, de fazer eleições como as do Afeganistão, acho que não devem de ser realizadas na América Central. Queremos eleições sob um acordo político, não sob fogo e guerra", afirmou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade