PUBLICIDADE

América Latina

Xi Jinping diz que A.Latina está em nova "era do ouro" de desenvolvimento

5 jun 2013 - 17h40
(atualizado às 17h45)
Compartilhar

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira no México que a América Latina entrou em uma nova "era do ouro" em seu desenvolvimento, que acredita ser benéfica para seu país e para o mundo.

"O novo contato com o continente cheio de dinamismo e esperança reforça minha percepção de que a América Latina possui condições inigualáveis a favor de seu desenvolvimento, as mesmas que estão se traduzindo em outra época de ouro" da região, disse Xi em uma sessão solene no Senado mexicano.

O discurso, de pouco mais de meia hora, teve um forte tom político e destacou a importância da "associação estratégica integral" entre o país asiático e o México, estipulada ontem.

"A vinculação entre China e a região se encontra atualmente em uma importante etapa conjuntural de desenvolvimento acelerado. Queremos contar com uma visão de conjunto e de longo alcance, e avançar para consolidar a amizade regional e melhorar o nível de cooperação", acrescentou Xi.

O líder asiático sustentou que no âmbito político China e América Latina, "devem ser amigas sinceras para seguir oferecendo compreensão e apoio mútuo nos temas tocantes a seus respectivos interesses e inquietações".

Além disso, confiou que em breve esteja instalado o Fórum de Cooperação China-América Latina e Caribe para articular de maneira coordenada com a região e com os países da Ásia-Pacífico em seu conjunto as distintas iniciativas que existem atualmente.

Ainda hoje a visita de Estado de Xi Jinping ao México continuará com um encontro com empresários mexicanos.

Amanhã, o líder asiático porá fim à visita com uma viagem à zona arqueológica maia de Chichén Itza, na península de Iucatã, na qual estará acompanhado pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto.

Após esta atividade o presidente da China viajará aos Estados Unidos, última etapa desta viagem que o levou também a Trinidad e Tobago e Costa Rica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade