PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão Tungurahua explode e onda sonora é escutada a 30 km

15 abr 2014 - 00h44
(atualizado às 04h51)
Compartilhar
Exibir comentários
A atividade se mantém em um nível considerado como moderado a alto, como permaneceu em todo o mês de abril
A atividade se mantém em um nível considerado como moderado a alto, como permaneceu em todo o mês de abril
Foto: Reuters

Uma explosão gerada nesta segunda-feira pelo vulcão equatoriano Tungurahua foi escutada em cidades como Riobamba e Ambato, a cerca de 30 quilômetros de distância, segundo o último relatório do Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

Foi informada inclusive a quebra de janelas em cidades próximas como Cusúa e Chacauco devido à forte onda sonora causada pela explosão registrada na manhã de hoje.

A atividade se mantém em um nível considerado como moderado a alto, como permaneceu em todo o mês de abril, embora tenha sido reportada uma redução do comportamento sísmico nos dois últimos dias.

Além disso, um fluxo de lava que começou a descer por uma das quebradas da montanha desde o último dia 10 diminuiu sua pouca velocidade de descenso e o IG espera que em breve se detenha completamente.

O relatório acrescenta que nas últimas 24 horas foram registradas 20 explosões, 80 sismos leves de "longo período", relacionados com o movimento de fluidos no interior da montanha, assim como 10 episódios de tremor ou tremor constante pela saída de gás e cinza.

A explosão da manhã, considerada de uma intensidade entre média e alta, gerou uma coluna de emissão de gás e cinza de cinco quilômetros de altura desde a cratera que, por efeito dos ventos, se dirigiu ao oeste.

O Instituto Geofísico mantém uma estreita vigilância sobre o comportamento da montanha, cujo processo eruptivo começou em 1999, e que se caracterizou por intercalar pulsos de grande atividade com lapsos de relativa calma.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altura e situado no centro dos Andes do Equador, faz parte dos mais 50 vulcões do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade