PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão Fuego entra em erupção na Guatemala pela segunda vez no ano

21 jan 2016 - 00h59
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Fuego, situado a 50 quilômetros da capital da Guatemala, entrou em erupção pela segunda vez neste ano, disse nesta quarta-feira o porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) do país, David de León.

Até o momento, não foi necessário realizar evacuações, mas as autoridades continuam monitorando a erupção, de acordo com a informação oficial.

A atividade vulcânica começou ontem com fontes incandescentes de 200 metros de altura, que geraram três fluxos de lava e explosões fracas e moderadas.

Os três fluxos de lava, de até 3 quilômetros de extensão, se deslocam rumo às encostas de Trinidad, Santa Teresa e Las Lajas.

De acordo com o último boletim do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), as colunas de cinza se elevam a até 6.500 metros de altitude e se movimentam em várias direções, se espalhando por uma distância de 25 quilômetros.

Em fevereiro de 2015 o vulcão Fuego registrou uma forte erupção que obrigou as autoridades a fecharem o aeroporto da Cidade da Guatemala pela chuva de cinzas.

Somente em 2015, a montanha incandescente, de 3.763 metros de altitude, registrou um total de 14 erupções.

O vulcão Fuego é um dos 33 que existem na Guatemala e, junto com os montes Pacaya e Santiaguito, se mantém em constante atividade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade